Ferramentas colaborativas para aumentar o trabalho em equipe

ferramentas colaborativas

A capacidade de lidar com as ferramentas colaborativas no ambiente de trabalho em equipe, seja em um projeto individual, onde se trabalha de casa (home office) e se apresenta o resultado para uma equipe, seja no dia a dia de uma empresa, onde você está inserido nesta equipe, pode transformar as relações profissionais e pessoais, agregando pontos positivos à sua carreira.

Sabemos que o crescimento da internet, e a velocidade da troca de informações online, trouxe novas técnicas de comunicação (que possuem várias particularidades) e as empresas precisam se adaptar à esse movimento global. Então, é preciso buscar estratégias eficazes de compartilhamento de ideias, otimização de tempo e armazenamento de informações, para que toda a equipe possa colaborar com as etapa de um mesmo projeto. Quando saímos efetivamente da nossa zona de conforto e mergulhamos de cabeça nas metas e objetivos do grupo, devemos buscar justamente alternativas ágeis e eficazes para facilitar esse processo.

Pensando nisso, selecionamos 4 ferramentas colaborativas que pode ser utilizada na sua empresa para otimizar o trabalho em equipe.

1. Colaboração em Documentos

ferramentas colaborativas

Google Docs e o Google Drive, auxiliam a sua empresa na troca de arquivos importantes e colaboração de documentos online. Ao invés de utilizar o pacote Microsoft Office na sua máquina, você passa a utilizar o Google Drive nas nuvens e verá que é tão prático quanto imagina.

2. Chat Empresarial

ferramentas colaborativasAuxilia na troca rápida de informações online e é bastante funcional quando se tem uma dúvida que pode ser solucionada facilmente, ou alguma pergunta importante que surgiu na hora.

Afinal, não precisamos marcar reuniões para solucionar coisas triviais.

3. Vídeo Conferências

ferramentas colaborativasPermitem que funcionários que estejam em diferentes locais possam
se comunicar tanto internamente, com o resto da equipe na empresa, quanto externamente, com clientes de outras regiões. Esse recurso otimiza bastante o tempo dos envolvidos e os gastos com eventuais viagens de negócios.
Depois dê uma olhada nessas duas alternativas:

4. Rede Social Corporativa

ferramentas colaborativasA Rede Social Corporativa ÁGIL SOCIAL, estimula a inovação e a interação online, já que os funcionários criam perfis e podem sugerir novas ideias para os trabalhos desenvolvidos. É um ótimo exemplo do uso estratégico do endomarketing e das novas formas de comunicação. Se todo mundo já consegue usar o facebook com facilidade, por que não transferir esse movimento para o ambiente de trabalho?


Essas ferramentas colaborativas estimulam a inovação e o espírito de equipe, assim, as empresas criativas possuem estratégias empreendedoras e inovadoras e estão adotando as plataformas de colaboração e gestão de tempo de trabalho como diferencial no mercado. Saber organizar e gerenciar o conteúdo são peças chaves para manter uma equipe se comunicando em sintonia e obtendo sucesso em projetos profissionais. Mas claro, é essencial ter uma boa base que unifique esse fluxo de informações geradas diariamente.

Colaboração é a palavra do momento, mas ela depende sim do grau de envolvimento das pessoas e dos tipos de ferramentas colaborativas escolhidas pelas empresas. Afinal, boas oportunidades aparecem para quem está preparado.

Gostou das dicas acima? Deixe seu comentário logo abaixo e nos diga quais ferramentas colaborativas você está utilizando na sua empresa.

banner-end-post-agilsocial2

Comments