5 benefícios da gestão de tempo aplicadas no seu dia-a-dia

time tracking

Todos nós executamos uma série de atividades, as vezes conseguimos cumprir todas elas, outras vezes não. A partir do momento em que elas são estruturadas e orientadas por uma estratégia e organizadas por processos, você conseguirá atingir uma maior efetividade e assim cumprir tudo que for proposto.

A essência da gestão de tempo está em criar estratégias de alocação de suas atividades e não simplesmente “arrumar um jeitinho” de economizar tempo. Se você resolveu abandonar a famosa arte de procrastinar e ser mais produtivo você precisará gerir bem seu tempo.

Veja a lista que preparamos com os 5 benefícios da gestão de tempo:

1- Menos tempo desperdiçado – A partir do momento em que você sabe o que precisa ser feito, se gasta menos tempo em atividades ociosas. Segundo a teoria do especialista Jonas Womack, você deve organizar seu dia de trabalho em períodos de 15 minutos, porque de acordo com ele 15 minutos é tempo suficiente para se fazer alguma coisa e curto o bastante para para organizar o dia. Um bom exemplo é quando marcamos uma reunião ou conferência. O conselho que Womack dá é iniciá-la 15 minutos após a hora e encerrá-la no horário. Uma reunião de 45 minutos obriga você a ser focado na pauta e ainda rende 15 minutos para você cuida de outras tarefas. Tendo essa consciência do que é preciso ser feito você será capaz de administrar seu trabalho. Você estará apto a fazer mais tarefas em menos tempo.

2- Menos estresse – Coordenar seu tempo pode reduzir exponencialmente seu nível de estresse. Será menos sustos, menos prazos apertados e menos corre-corre entre as tarefas. Mantenha-se organizado, pois isso resultará em menos trabalho, erros e consequentemente, menos estresse. Qualquer detalhe esquecido levam a trabalho extra. A partir do momento em que você empregar medidas de gestão de tempo, a sua satisfação quanto ao trabalho irá ser inversamente proporcional ao seu estresse.

3- Menos esforço – A gestão correta do tempo torna seu trabalho mais fácil, e as atividades precisam de menos esforço. Não é necessário esforço extra, mas sim disciplina. Disciplina para planejar todas as tarefas e organizar bem todas as informações.

4- Mais tempo onde realmente importa – Comandar bem seu tempo significa direcionar seu tempo para onde realmente importa, permitindo que você invista em atividades realmente essenciais. Um recomendação de Jonas Womack é que se evite distrações específicas como mesmas ações todos os dias. Um exemplo é aquela gerente que te interrompe com muitas perguntas, se ela costuma fazer sempre, antecipe-se a ela. Transforme em rotina abordá-la logo no começo do dia. Não se pode criar mais tempo, mas você pode fazer um melhor uso do mesmo e ao gerenciar seu tempo.

5- Mais oportunidades – Verificar regularmente o seu tempo e trabalho produz mais oportunidades, e melhora sua reputação, pois você será conhecido como confiável e responsável.

time tracking

Comments