A prova fundamental de que ferramentas colaborativas funcionam

Group of People and Social Media Concept

As ferramentas colaborativas são imprescindíveis para empresas e profissionais inovadores, já que auxiliam no pleno desenvolvimento de tarefas realizadas por uma equipe de pessoas. A produção coletiva, proporcionada por tais ferramentas, otimiza o tempo de trabalho e propõe novos métodos de interação, onde todo o conhecimento coletivo é potencializado.

Sem falar na solução de um problema básico, mas que antes era motivo de impedimento na realização de certos negócios, a diferença geográfica entre as pessoas. Hoje, o compartilhamento de informações pode ocorrer de qualquer lugar, desde que se tenha um computador e uma rede. Através de chats, vídeos ou áudio-conferência, redes sociais corporativas e softwares de CRM (onde o objetivo é também fidelizar clientes), por exemplo, podemos estabelecer os primeiros princípios para a troca colaborativa de dados.  Graças a essas ferramentas, os membros da equipe podem criar, compartilhar, sugerir e modificar arquivos de trabalho ou outros dados relevantes.

tela-agilsocial

O grande indício do sucesso atual das ferramentas colaborativas é o aumento da produtividade, a maior interação e sinergia entre os membros de uma mesma equipe e a grande melhora na gestão de tempo. E, justamente para apoiar a disseminação da produção coletiva, muitas dessas ferramentas oferecem possibilidades de interação através de recursos textuais e visuais (diagramas, gráficos inteligentes, desenhos ou pequenas apresentações).

São amplas as aplicações das ferramentas colaborativas. Elas podem servir como organização e acompanhamento da agenda de tarefas ou quadro de eventos, revisão de orçamentos, criação de cronograma, criação de formulários, postagens de estudos de mercado e especificidades da área de atuação, apresentação de comunicados, regulamentos ou avisos de utilidade interna, entre outras tantas funcionalidades.

Por isso, o número de gestores, colaboradores e funcionários que apóiam o uso dessas ferramentas cresce a cada dia, exemplificando as tendências da nova comunicação global. Claro, é preciso oferecer suporte para o uso de todas as potencialidades das ferramentas colaborativas, indicando onde e como os funcionários devem usar uma plataforma de colaboração, por exemplo.

E aí quais ferramentas colaborativas você tem utilizado na sua empresa? Deixe o seu comentário logo abaixo.

Comments