Engajamento Dos Colaboradores: 9 Medidas utilizadas por empresas produtivas

engajamento de colaboradores

A melhor forma de fomentar a produtividade dentro de uma empresa está diretamente relacionado com Engajamento Dos Colaboradores.

Muitos gestores planejam inúmeras estratégias para fidelizar os clientes (o que é de extrema importância) e ainda se esquecem de que esse processo deve começar internamente, com os próprios funcionários. Felizmente, esse quadro começou a mudar na virada do século: nos dias atuais, empreendedores já demonstram maior preocupação com a gestão de pessoas, buscando alternativas de motivação e capacitação.

Entre as medidas que uma empresa pode adotar para melhorar o engajamento dos colaboradores, é possível destacar as seguintes alternativas:

1 – Compartilhe com seus colaboradores qual é a missão, visão e valores da empresa e quais são os objetivos da corporação a curto, médio e longo prazo, de forma clara. Todos ficaram mais engajados se souberem exatamente para quê estão trabalhando, onde se pretende chegar. Também é importante mostrar individualmente como a função de cada um é importante para o sucesso da empresa, esse é um excelente incentivo;

2 – Conheça bem os seus colaboradores, observe quais são as habilidades de cada um, para garantir que a função exercida respeite isso. E mais: incentive o aprimoramento de tais habilidades, invista em programas de capacitação dentro ou fora da empresa.

Por exemplo: se souber de um curso ou workshop que vai abordar justamente a atividade de um (ou alguns) funcionário, analise se há possibilidade de custear ao menos uma porcentagem para que ele participe.

3 – Feedbacks são fundamentais e devem ser feitos individualmente. Estabeleça uma frequência para conversar com cada um dos colaboradores e dar um retorno do trabalho que ele tem realizado. Caso precise melhorar, seja objetivo ao apontar caminhos para que isso aconteça. Se o desempenho estiver superando as expectativas, não tenha medo de elogiar, pois essa é uma das melhores formas de engajamento.

4 – Estabeleça programas de metas compatíveis com o plano de carreira de cada um, que sejam desafiadoras, porém, atingíveis. Metas que são praticamente impossíveis de alcançar, ao invés de engajamento, geram um sentimento de frustração. É interessante recompensar o colaborador por isso, mas principalmente, reconhecer o resultado do seu esforço.

5 – Faça pesquisas internas para saber o que incomoda os funcionários no ambiente de trabalho, o que agrada, o que motiva e o que desanima. O clima organizacional deve ser saudável e a sensação de bem-estar deve estar sempre presente. Para fidelizar alguém, é primordial que essa pessoa possa se sentir confortável no ambiente.

6 – Incentive a autonomia, para que os colaboradores adquiram o hábito de executar tarefas sem que ninguém precise solicitar, apenas por saber que é necessário e está ao seu alcance.

7 – O engajamento está muito ligado ao bom relacionamento e fomentar o trabalho em equipe é essencial, já que uma empresa não caminha sozinha. Crie oportunidades para que os funcionários possam conhecer uns aos outros, trabalharem juntos e criarem vínculos de cordialidade;

8 –  Dê espaço para que todos possam fazer sugestões e trazer novas ideias, implantando-as quando for possível. A utilização de ferramentas de Rede Social Corporativa pode ajudar no comprimento desta dica.

9 – Obviamente, os salários devem ser compatíveis com os trabalhos realizados e pagos em dia. Jamais permitir o desvio de função é outro ponto fundamental.

Seguindo esses tópicos, a tendência é que a empresa tenha colaboradores mais envolvidos com seus objetivos, o que aumentará a sua produtividade. Observe as medidas de engajamento como investimento de tempo e de recursos, jamais como qualquer tipo de desperdício.

engajamento dos colaboradores

Comments