Intranets Corporativas: Qual o futuro delas no ambiente de trabalho – Vivas Ou Mortas?

shutterstock_150360542

Será que as Intranets Corporativas, estão resolvendo os principais problemas de comunicação interna nas empresas ou existem soluções melhores?

Um dos elementos que diferenciam uma empresa estagnada de outra que é dinâmica e que a última está sempre conquistando um bom posicionamento no mercado e se atualizando constantemente. Há gestores que se agarram a ferramentas e técnicas que funcionavam há décadas e se recusam a substituí-las por recursos mais modernos e que possam trazer resultados melhores. E falando em necessidade de atualização, não há como não mencionar a troca das Intranets Corporativas por sistemas mais eficientes e novos.

A Intranet Corporativa é a tradicional rede de computadores bastante semelhante à internet, mas cujo uso é restrito à empresa. É extremamente importante que uma corporação tenha um canal que permita a comunicação entre os colaboradores, compartilhamento de notícias e estratégias. No entanto, não precisa ser a Intranet Corporativa, até porque, na maioria das vezes, ela acaba sendo usada como um local em que se acumulam recados e memorandos, proporcionando uma comunicação unilateral, que não funciona para melhorar a produtividade.

shutterstock_210355519

Além de nem sempre ser o suporte para uma comunicação dinâmica, a Intranet Corporativa tem outras desvantagens: a instalação e a manutenção do sistema podem custar caro (especialmente em empresas maiores) e a complexidade pode inibir o uso por parte dos colaboradores, visto que os layouts nem sempre são agradáveis e fáceis de acessar. É por isso que a tendência é que a Intranet Corporativa das empresas se assemelhe cada vez mais com as redes sociais.

E não é para menos: em 2015, as estatísticas mostravam mais de 2 bilhões de pessoas no mundo já haviam aderido às redes sociais. Um de seus principais pontos positivos é possibilitar uma comunicação simples e horizontal, onde todos podem ser emissores e receptores de mensagens, como deve ser em um verdadeiro diálogo.

As redes sociais corporativas estão sendo cada vez mais usadas! Podem reunir colaboradores, fornecedores, clientes e demais parceiros em torno de um objetivo comum: garantir a eficiência do trabalho realizado pela empresa. Mas, diferente da intranet, essas redes são muito mais simples (porque se assemelham às utilizadas cotidianamente, como o Facebook, por exemplo), as pessoas estão mais habituadas ao seu mecanismo, além de serem mais espontâneas, o que é importante no processo de comunicação.

A tendência atual no mundo corporativo é a busca por Digital Work Places mais modernos, que cumpram o papel ao qual se propõe, que é principalmente a comunicação. É importante que essa dimensão digital de uma empresa esteja enraizada em sua cultura, por exemplo: se a maior parte dos seus colaboradores é formada por pessoas mais velhas e que não estão acostumadas com esse tipo de recurso, será essencial apresentá-lo a elas, oferecer treinamentos e mostrar a sua importância.

E lembre-se: o estabelecimento de redes sociais corporativas e Digital Work Places não devem ser encarados isoladamente como ações do setor de TI, é necessária uma abordagem estratégica que oriente o uso de tais ferramentas. Esses recursos podem, por exemplo, reduzir o número de reuniões e, por consequência, otimizar o tempo de todos os colaboradores ou permitir que várias ideias diferentes sejam discutidas paralelamente. Basta saber conduzir o uso da tecnologia no ambiente corporativo.

tarja agil 2

Comments