O que significa procrastinar? A arte de deixar tudo para depois

O que significa procrastinar? A arte de deixar tudo para trás

Esta grande mania, a de deixar tudo para mais tarde…Fazemos isso praticamente todos os dias, por falta de motivação, preguiça e até mesmo, acredite se quiser, medo. Pode ter como causa uma má administração de tempo também, mas vai muito além disso, são fatores psicológicos que nos atrapalham na execução de atividades diárias e atrasam todas as tarefas. Muitas vezes, ficamos totalmente no ócio, sem trocar por nenhuma atividade produtiva, e é neste momento que precisamos ficar atentos. O medo de encarar um desafio é uma grande causa da procrastinação, porque ficamos com medo de enfrentar e atingir um resultado ruim.

Algumas dicas para evitar a procrastinação:

  1. Em primeiro lugar, busque algo que lhe dê prazer e motivação
  2. Liste todas as metas. Visualizá-las traz a sensação de alívio quando cumpridas.
  3. Comece com coisas menores, para que a energia seja recuperada aos poucos.
  4. Se for “enrolar”, faça de forma produtiva, colocando uma outra atividade que acrescentará informação quando o processo for retomado.
  5. Coloque a atividade na agenda como se fosse uma reunião, uma obrigação a se cumprir.
  6. Encontre uma pessoa que faça o papel de “cobrador” de suas tarefas. Desta forma não terá motivos para “escapar”.

Procrastinar traz um alívio apenas temporário, procure envolver-se e aproveitar todo o processo do trabalho, pois será bem mais prazeroso quando chegar ao resultado final, e evitará aquela sensação angustiante de ter deixado tudo para a última hora.

 

Vídeos de referência

O vídeo abaixo mostra a rotina típica de um procrastinador talentoso que evita a todo custo o temível PAPEL EM BRANCO.

 

Criar uma lista de motivos porque você quer ver aquela tarefa feita também ajuda, já que muitas vezes a procrastinação pode ser um sintoma e não a causa de um problema. Se manter longe das coisas que tiram sua atenção também é importante. O vídeo abaixo explica tudo isso e mais.

 

A internet é uma mão na roda no nosso trabalho, estudos, enfim, na nossa existência, dirão alguns. Mas, é ela também quem mais colabora para a procrastinação. O ato faz com que coloquemos todas nossas prioridades para depois. O vídeo abaixo foi produzido por Ryan Perera e te ajuda a como deixar enrolação de lado e ficar mais produtivo. Em inglês.

Comments