Como fazer um plano de comunicação interna?

comunicação interna (1)

Um bom plano de comunicação interna é indispensável para o funcionamento da empresa, afinal, a comunicação é a forma mais eficiente de identificar o que está funcionando e o que precisa ser modificado; garantindo, assim, desempenhos satisfatórios ao criar um ambiente de trabalho mais agradável, além de manter os funcionários motivados e inspirados a contribuir para a melhoria do todo.

Faça um diagnóstico interno

A habilidade de saber ouvir e modificar o necessário a partir das informações obtidas é indispensável a um bom gestor. Se toda relação empresarial for baseada somente em ordens, independente do que acham os funcionários, o ambiente de trabalho é pesado e enfadonho, contribuindo para a baixa produtividade e desmotivação.

plano de comunicação interna

Ao escutar o que os funcionários têm a dizer, o gestor estará estreitando laços e colhendo as informações necessárias para tornar o ambiente de trabalho um local construtivo e agradável. Não só isso, como dar voz aos empregados faz com que se sintam valorizados e importantes para a empresa, oferecendo-lhes motivação através da confiança, tornando a equipe mais determinada e, por consequência, produtiva.

Para estabelecer esse diagnóstico, é preciso conhecer o estado em que se encontra a equipe, o que pode ser feito através de um questionário neutro e lógico, começando pelo geral e caminhando para o particular a fim de saber o que pensam os colaboradores. Algumas questões importantes são:

  • O que pensa o funcionário em relação à empresa e quais são suas expectativas;
  • Se a política interna atual da empresa condiz com sua política geral e cultural;
  • Os meios de comunicação interna são satisfatórios.

Organizando a comunicação interna

Sabendo o que pensa a equipe, identificando as falhas cometidas e observando o que está funcionando, o gestor terá as informações necessárias para organizar um plano de comunicação interna mais eficiente, com o objetivo de estimular a colaboração entre os funcionários, tornando-os mais unidos e eficientes.

Ao pensar uma nova forma de comunicação interna, é preciso ter em mente que ela precisa ser facilmente executável, baseado em transparência e aprazível à maioria. Deve-se estar a par da pluralidade dos funcionários e escolher um plano de comunicação que funcione para o todo – dos menos aos mais instruídos.

Meios eficientes de comunicação

Após fazer o diagnóstico e organizar um plano eficiente de comunicação interna, é necessário definir o que irá suprir as falhas identificadas. Neste passo, tudo irá depender de quantas pessoas compõem o quadro de funcionários, qual a verba destinada para a reformulação da comunicação interna e, claro, quais foram os problemas identificados pelo responsável.

Hoje em dia, porém, cada vez mais empresas estão aderindo às facilidades oferecidas pela tecnologia. Uma alternativa mais moderna, totalmente interativa e prática aos meios clássicos de comunicação empresarial é a rede social corporativa. Trata-se de uma ferramenta que possui todas as funcionalidades semelhante as redes sociais, mas sua finalidade é deixar toda a comunicação interna da empresa em um único lugar. Há opções gratuitas e pagas, e a implantação de uma rede social interna própria permite aos funcionários e gestores alcançarem informações a partir de alguns cliques, seja qual for o formato do conteúdo – áudio, vídeo, escrito, servindo como uma extensão virtual da empresa, gerando mais interatividade e troca de informações entre os funcionários.

plano de comunicação interna

Comments