Endomarketing: 6 Ações para motivar os seus colaboradores

endomarketing

Endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para ações internas na empresa.

 

Marketing engloba o conjunto de estratégias voltadas para quatro pilares fundamentais de um negócio: produto, preço, distribuição e promoção, além de estar diretamente relacionado à agregação de valor e identidade a uma marca. Tais estratégias, constantemente são pensadas para atingir os clientes, sejam eles existentes ou em potencial. O Endomarketing, no entanto, é uma modalidade focada especialmente no público interno.

A ideia principal do Endomarketing é adaptar técnicas, recursos e ferramentas aplicados ao público externo para os próprios colaboradores da empresa, portanto, só é possível mediante ações de comunicação interna. O objetivo é vender a ideia da corporação para os próprios funcionários, para causar um engajamento por parte deles e, por consequência, aumentar a produtividade.

As estratégias de endomarketing  tambémendomarketing
ajudam a fazer com que os 
colaboradores permaneçam mais motivados, aprimorem as relações com os colegas e compartilhem da cultura da empresa. Desse modo, não vão mais trabalhar unicamente pensando na remuneração, mas sim em ajudar o empreendimento a atingir suas metas.

Entre as iniciativas para aplicar o Endomarketing, estão:

  • Promoção de momentos de integração entre a gerência e os colaboradores de todos os departamentos. Um encontro mais descontraído (almoço ou café da tarde), uma vez por mês, por exemplo, é a oportunidade perfeita para que os funcionários possam se conhecer melhor e trocar ideias. Além de descontrair e aliviar um pouco a tensão do trabalho diário, essas ocasiões são essenciais para melhorar o desempenho da coletividade.
  • Oferecimento de palestras motivacionais, para expor qual é a visão e valores da empresa, quais são as metas e como elas podem ser atingidas caso todos trabalhem juntos e com muita dedicação. Os colaboradores devem sentir que são importantes e fazem a diferença, caso contrário, será difícil conseguir o engajamento que se pretende.
  • Também faz parte do Endomarketing a capacitação, ou seja, investir para que os funcionários possam melhorar cada vez mais no exercício de suas respectivas atividades, mantendo-os sempre atualizados.
  • Procure melhorar o ambiente de trabalho, garantindo que ele seja arejado, bem iluminado, que todos tenham espaço suficiente, água, banheiros próximos. É importante que o colaborador possa se sentir como se estivesse em casa, isso irá torná-lo mais produtivo.
  • É fundamental que os funcionários conheçam profundamente os produtos ou serviços com os quais a empresa trabalha, não se esqueça disso. Portanto, ao lançar uma novidade, apresente-a primeiramente para o público interno, para depois divulgá-la ao mercado consumidor.
  • É inegável que a concessão de benefícios motiva a equipe. Além de plano de saúde, vale-alimentação e auxílio transporte, se estiver ao alcance da empresa, é interessante oferecer vantagens diferenciadas, como convênios com academias e instituições de ensino, por exemplo. Se o colaborador percebe que a corporação se preocupa com o seu bem-estar, é natural que queira contribuir.

O Endomarketing implica em estabelecer parcerias com os colaboradores. Seja rígido para cobrar o que deve ser cobrado, mas também dê espaço para que eles se manifestem, não reprima novas ideias, visões ou mesmo dúvidas que eles possam ter. Um trabalho realizado em conjunto é sempre melhor do que algo que se impõe.

banner-end-post-agilsocial1

Comments