Qual a diferença entre uma intranet social X rede social corporativa?

Qual a diferença entre uma intranet X rede social corporativa?

Rede Social e Intranet podem parecer ferramentas que possuem um mesmo objetivo. Isto não deixa de ser verdade, contando que elas buscam compartilhar algo dentro de uma organização. Mas cada uma possui características bem próprias e podemos dizer talvez, complementares.

A Intranet é caracterizada por ser uma rede de computadores que utiliza uma tecnologia para compartilhar informações. Podemos até chamar de uma versão “privada” da internet. Já a Rede Social, se classifica por ser também uma rede, porém com uma interação bem maior. A relação na Intranet é verticalizada, enquanto na Rede Social o sistema é horizontal, e as pessoas compartilham ideias, projetos, com mais igualdade, há mais troca entre as pessoas de diversos setores da empresa.

Os objetivos na Rede Social são, criar conteúdo relevante, compartilhar ideias, e na Intranet o foco é apenas repassar informações. A Rede Social engloba um público maior, podendo integrar até mesmo colaboradores e fornecedores da empresa.

Com os avanços da tecnologia, podemos dizer que a Rede Social se transformou em uma extensão da Intranet, pois ela comunica mas além disse envolve mais as pessoas, tornando o processo ainda mais colaborativo.

Comments