Problemas de comunicação interna? Saiba quais são e como evitá-los

comunicação interna

Conheça os 7 Principais Problemas enfrentados pelo setor de comunicação interna dentro das empresas.

Conhecer o problema é a primeira parte da resolução do mesmo. Saber quais são, o que afetam e como evitá-los é parte do processo de correção da comunicação interna da empresa. Devido a sua pouca importância dentro do mercado (e consequente baixo investimento), é muito comum alguns erros serem cometidos, e problemas acarretarem em grandes bolas de neve na empresa.

Entretanto, é possível saber quais os prováveis problemas a se enfrentar dentro de uma empresa no setor de coordenação de comunicação interna, que abrangem desde a não-oficialização de um canal oficial de comunicação até a forma de abordagem dentro dos mesmos. Assim, dentro de uma grande empresa, com um grande número de setores, recheado com diversos funcionários de classes diferentes, é necessário estabelecer uma linguagem que abranja a todos sem qualquer tipo de exclusão.

Porém, vamos mais adiante ao estabelecimento da comunicação interna e os problemas que ela pode acarretar dentro de uma empresa. Nos tópicos seguintes, veremos os diversos problemas a serem enfrentados no estabelecimento de um eficiente setor de comunicação interna e como evitá-los. Confira:

Principais problemas de comunicação interna em uma empresa

problemas de comunicação interna

1 – Criação de informações falsas na empresa: surgem ruídos na empresa, dificultando o estabelecimento da verdadeira informação que deverá circular pelos corredores. Sem o estabelecimento de um canal oficial como fonte, os funcionários serão informados através de puros boatos, em muitas situações.

2 – Equipes criando grupos: sem o canal oficial, setores/equipes acabam criando seus próprios canais de informação, comunicando-se entre si e excluindo os demais grupos de funcionários, criando um ambiente sem harmonia na empresa.

3 – Problemas de convivência: seguindo o raciocínio do tópico anterior, a criação dos canais de comunicação interna dificultará a convivência entre setores, criando um ambiente sem qualquer interligação de setores, podendo prejudicar possíveis futuras estratégias mercadológicas.

4 – Falha na comunicação: o uso de uma linguagem que não bate com determinado setor pode trazer mensagens que sejam incompreendidas por alguns setores da empresa.

5 – Sem orientação oficial, sem organização: não há organização oficial, pois cada equipe quer trabalhar a sua maneira.

6  – Sem organização, sem timing: as informações podem se perder e não chegar a tempo que precisam. Assim, sem uma organização, o tempo para a chegada da mensagem pode demorar.

7 – Desconfiança: sem os canais oficiais organizados e estabelecidos, há dificuldade entre os setores de crer nas informações passadas pelos gestores comunicacionais da empresa, não havendo credibilidade na mensagem.

Como evitar tais problemas?

problemas de comunicação interna

Jornais e murais já são coisa do passado, fontes digitais são importantes recursos a serem utilizados no dia de hoje. Mesmo que não haja uma varinha de condão que resolva todos os problemas de uma comunicação interna, o ideal é estabelecer ao menos um canal que facilite a comunicação e interação entre os gestores e funcionários.

Numa plataforma digital – Rede Social Corporativa, é necessário utilizá-la como uma forma de painel de notícias, matérias informacionais, tal como um site sobre o que acontece internamente numa empresa. Os recursos nele servirão como uma ponte até o funcionário, estabelecendo um estreitamento entre funcionários e cúpula.

Portanto, o primeiro passo para a qualidade na comunicação interna está no estabelecimento de um canal oficial, em seguida está a linguagem a se utilizar e, por último, as formas de abordagem e constância de postagem. Assim, o funcionário se sentirá acolhido e, sobretudo, informado acerca das questões da empresa.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de deixar o seu comentário e nos dar a sua opinião sobre o tema.


problemas de comunicação interna

Comments