10 desafios da produtividade pessoal e profissional

Man sitting at cafe table using laptop and wearing earphones

Para ser produtivo no trabalho precisamos estar bem no nosso pessoal, ou seja, estar com o emocional equilibrado para conseguirmos desenvolver um trabalho de qualidade. É preciso escolher certas posturas para atingirmos esse equilíbrio, para isso, precisamos ficar atentos em:

  1. Postura diante da atividade que será realizada. Fazer algo que gosta e que achamos significativo faz bem para o emocional em todos os sentidos.
  2. Ficar atento à desmotivação. Ela pode comprometer ambas as partes devido à queda de energia.
  3. Tentar evitar atividades rotineiras que se tornem simplesmente tarefas automáticas e não propõem nenhum tipo de desafio, e que são feitas sem nenhum prazer.
  4. Ter a autenticidade e convicção de ter feito a escolha certa da formação e do ramo de atividade, pois com isso as responsabilidades não serão algo “pesado”
  5. Buscar sempre se conhecer, pois assim iremos saber nossas limitações e conheceremos nossas forças e fraquezas.
  6. Ir atrás de desafios. Eles nos estimulam a crescer e acrescentam conhecimento para lidarmos com situações antes desconhecidas.
  7. Desenvolver a capacidade de dizer não a certas solicitações de trabalho que excedam nosso limite.
  8. Montar um bom planejamento de trabalho e tentar evitar perder tempo com outras atividades que nos tiram do foco como: internet, telefonemas, etc.
  9. Reservar uma parte do dia para ler e responder emails e retornar telefonemas.
  10. Conciliar a vida profissional e pessoal com equilíbrio, disponibilizando tempo para o lazer e outras atividades.

Comments