9 sinais de que você precisa de ajuda na coordenação de equipes

Ajuda na coordenação de equipes

O conhecimento pelos processos de gestão é um instrumento valioso e imprescindível na hora de coordenar uma equipe, pois aumenta o rendimento pessoal, identifica futuros líderes e pode resolver e evitar conflitos desnecessários.

Coordenar equipes não é uma atividade simples e requer conhecimentos que vão além do domínio de alguns “jogos,” “técnicas” e “dinâmicas” de grupo. E, já que refletir e avaliar o papel dos coordenadores de grupo é uma preocupação constante no mundo corporativo, listamos nesta postagem alguns sinais negativos que indicam que você precisa de ajuda na hora de desempenhar essa tarefa, seguem:

1. Divergência constante de opiniões entre os membros da equipe

Ter uma equipe integrada é peça chave para o sucesso. Se existir freqüentes divergências de opiniões, está na hora de adotar alternativas mais atrativas e motivacionais. As pessoas precisam primeiro acreditar no sucesso do trabalho para depois seguir em frente, com segurança e espírito de equipe.

2. Desinteresse geral

A liderança não deve ser motivo de afastamento. Pelo contrário. Bons líderes conhecem a fundo suas equipes e possuem a função de orientar. Estratégias de endomarketing são fundamentais para que sua equipe tenha interesse pelos projetos desenvolvidos. Aposte em dinâmicas e ações de integração.

3. Falta de leitura especializada

Sair do modo operacional é necessário. Proponha leituras especializadas, com temas que tenham a ver com os projetos desenvolvidos e que atualizem seus funcionários nas suas respectivas áreas de atuação.

4. Sigilo com algumas informações da empresa

Nem tudo se compartilha com a equipe. Muitas vezes uma informação importante para os diretores não diz respeito aos funcionários. Ao saber de certas informações, o desempenho da sua equipe pode ficar comprometido. Portanto crie grupos de discussão para segmentar as conversas.

5. Dificuldade na gestão de conhecimento

Sabemos que gerir pessoas é gerir também seus conhecimentos de trabalho. E isso não é tarefa fácil. Gerir conhecimento é perceber o que aquele profissional tem de melhor e de pior , para poder aplicar suas habilidades da melhor maneira possível no dia a dia.

6. Falta de tempo para propor novas ideias

Ter tempo para pensar junto com sua equipe sobre estratégicas de curto, médio e longo prazo, são essenciais para que você se destaque como líder. Se não existe essa sobra de tempo, é porque algo está errado na gestão do seu horário de trabalho e na gestão do tempo utilizado nas tarefas diárias.

7. Ferramentas inadequadas

Para dar suporte à sua equipe, você precisa ter ferramentas adequadas, para gestão de tarefas. A função do líder é ajudar a identificar falhas e melhorar os processos de trabalho e isso será amplamente facilitado através dos recursos que as ferramentas certas possuem.

8. Métodos antiquados de gestão

O mundo muda e o universo corporativo precisa se adaptar aos novos padrões de comunicação. Verificar se seus métodos de gestão estão de acordo com a novas diretrizes empresariais é essencial para o sucesso dos negócios.

9. Falta de colaboração de documentos

Quem não compartilha informações está em desvantagem hoje em dia. Ter uma plataforma para a colaboração de documentos entre a equipe agiliza todo o processo de trabalho. Muitas vezes a conclusão de um projeto depende justamente de um rápido e eficiente compartilhamento de documentos.

banner-end-post-agilsocial2

Comments