Como sobreviver na era do conhecimento?

como sobreviver na era do conhecimento

Para sobreviverem, as organizações precisam adquirir, criar, compartilhar, armazenar e reter seus conhecimentos críticos, conhecimento este considerado necessário e fundamental para a tomada de decisões e a resolução de problemas, que deve ser transformado em conhecimento institucional.

A retenção do conhecimento nas empresas cresceu muito nos últimos anos e pode ser considerado um dos projetos mais significativos nas organizações contemporâneas. Por esse motivo, as atenções precisam estar voltadas para os processos que possibilitam a identificação, mapeamento e compartilhamento de conhecimentos críticos visando sua retenção no interior da empresa.

Mas só isso não basta. É preciso estabelecer um diferencial competitivo. Hoje não podemos considerar atendimento, pontualidade e qualidade, por exemplo, como diferenciais, são obrigações de qualquer organização. Então, como se diferenciar no mercado?

Para se diferenciar é preciso inovar. É agregar valor aos serviços e produtos de forma criativa para se manter à frente dos concorrentes.

Comments