Onde está o conhecimento nas organizações?

onde está o conhecimento nas organizacoes

O conhecimento possui duas classificações: explícito, codificado ou formal, aquele que se encontra em bancos de dados, manuais, que está acessível às pessoas; e o conhecimento tácito ou informal, que se encontra na cabeça das pessoas, é enraizado na experiência individual, envolve crenças pessoais, perspectivas e valores e de difícil codificação.

Todo o conhecimento explícito existente na empresa pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. É por isso que as empresas de sucesso são as que detêm as melhores informações e que saibam controlá-las de forma mais eficaz.

Entender a gestão do conhecimento como um processo que ocorre em toda empresa e é realizado por todos os seus funcionários é essencial para o seu sucesso.

A mudança na cultura organizacional também possibilita às organizações criarem uma cultura de aprendizado contínua para que elas possam estar adaptadas às inúmeras transformações advindas da sociedade, baseada na informação e no conhecimento.

Não se tem uma gestão do conhecimento se não houver gestão da informação, pois muitas empresas utilizam a gestão do conhecimento de forma errada, se saturando de informações e materiais inapropriados para tomada de decisões.

É importante saber gerir as informações para utilizar o conhecimento extraído delas, e armazenar somente o que for necessário, abolindo a ideia de quanto mais informação, mais conhecimento terá. Ferramentas que visam criar, indexar, compartilhar e disseminar o conhecimento entre as pessoas, facilitando na busca de informações e conhecimentos precisos para tomada de decisão, são essenciais na gestão do conhecimento. E esse é o caso da plataforma ÁgioSocial.

Comments