Como implantar uma rede social corporativa na sua empresa.

rede social interna

As redes sociais se tornaram uma febre mundial e alcançam milhões de usuários, todos conectados, trocando e armazenando informações com praticidade, numa relação que pode ser fisicamente distante, mas que se torna estreita no mundo virtual.

Com essa facilidade, poupa-se tempo e sobra interatividade; é possível trocar informações em tempo real, marcar reuniões, discutir tópicos importantes, soluções em conjunto, relacionar departamentos para melhorar a comunicação interna, delegar tarefas, expor resultados, divulgar informações úteis à empresa, etc.

Para acompanhar o ritmo e as tendências do mundo moderno, as empresas estão aderindo cada vez mais ao uso das redes sociais corporativas, um meio de gerar interatividade entre os funcionários a partir das funcionalidades já conhecidas por eles através dos sites de relacionamentos, deixando o ambiente de trabalho mais livre e abrindo espaço para a troca e armazenamento de informações em tempo real, e onde todo o conteúdo, pode ser alcançado a partir de um clique. Com isso, a comunicação interna se torna mais rápida e eficiente, superando as formalidades e os contratempos do uso exclusivo do e-mail ou de reuniões em uma sala fechada.

Implantação

A rede social corporativa é uma ferramenta privada, administrada pelos gestores a fim de aumentar a colaboração entre funcionários, além de aumentar o conhecimento sobre vários assuntos ligados à empresa. Para que esse sistema seja funcional, porém, é preciso que ele seja completo e de fácil adaptação, afinal, a implantação desse meio colaborativo visa tornar o contato mais rápido e eficiente.

Existem opções gratuitas e pagas, estas com estrutura específica e garantia quanto ao suporte técnico. Independente da escolha, é imprescindível que sua rede social corporativa possua interface simples, mas completa, sem oferecer dificuldades de adaptação aos novos usuários, com possibilidades para customização dos perfis e funcionalidades alinhadas aos objetivos da empresa.

comunicação interna

Finalidade

Com uma rede social própria, a empresa terá uma extensão virtual do seu espaço físico, um meio simples, onde os funcionários irão se relacionar de forma mais colaborativa, promovendo não só uma mudança tecnológica como de toda cultura organizacional.

A implantação dessa ferramenta oferece aos funcionários e gestores informações indispensáveis como por exemplo,  áudio, vídeo e escrita.

Além das inúmeras finalidades, ainda há o fato de que a rede social corporativa não é baseada em uma hierarquia rígida, o que torna a comunicação mais leve e todos possuem voz ativa, ajudando tanto o gestor ao poder analisar as ideias e eficiência de seus empregados, quanto os próprios funcionários, que, entre si e seus superiores, podem trocar informações e colaborar para o desenvolvimento da empresa.

É a partir da boa comunicação interna e da interatividade que os funcionários se tornarão motivados para desempenhar suas funções. Se eles sabem que têm voz ativa, podem trocar informações e estarem sempre buscando melhorias, o ambiente de trabalho se torna mais leve e as tarefas se tornam desafios saudáveis e construtivos.

comunicação

Comments