Tendências de comunicação corporativa para 2016

comunicação

A Geração Y não só deixou de ser mera promessa como sua pluralidade já está em vigor nos ambientes corporativos, no que os meios de comunicação antigos e relações baseadas somente em formalidades, já estão sendo substituídos por formas modernas e eficientes.

Se essa geração já foi taxada com inúmeros adjetivos pejorativos, hoje é ela que dita as tendências corporativas e leva esta sua pluralidade ao ambiente de trabalho, visando uma comunicação corporativa muito mais eficiente através da rapidez e das facilidades oriundas do desenvolvimento da tecnologia.

comunicaçãoTendências

No que se refere à comunicação corporativa

nos dias de hoje, “colaboração” é a palavra-chave. O objetivo é que a comunicação interna das empresas seja cada vez mais baseada no conjunto, e não mais centrado num expoente que detém todo o conhecimento.

A noção de que a união faz a força está sendo provada e meios tecnológicos surgem para facilitar essa transição, estreitando laços através do virtual e fortalecendo relações. Para que isso venha a se estabelecer como o novo padrão, os e-mails e salas específicas para conferências, por exemplo, estão sendo deixados de lado.

As alternativas aos antigos padrões se mostram através da mobilidade moderna, no que o intuito é que a comunicação se dê por todo o ambiente corporativo, sem restrições hierárquicas rigorosamente estabelecidas e mesmo de forma global, através da comunicação à distância, seja por áudio ou vídeo, e compartilhamento de informações em nuvem. Com esses novos meios de comunicação, o espaço físico não é mais imprescindível.

Todas as implantações digitais também são um meio de resposta ao comportamento do consumidor moderno, que se vale da tendência mobile para realizar suas compras online, e se comunicar virtualmente com as empresas – como por chats em tempo real, por exemplo. Essas facilidades digitais estreitaram os laços com o consumidor, permitindo que as compras, a comunicação direta e as respostas aos produtos sejam muito mais rápidas e passíveis de análise.

comunicação

Mobilidade

Aquela velha noção de trabalho em escritório ser desgastante já está sendo superada. Com a Geração Y, a mobilidade está tomando o lugar do espaço físico: não é mais preciso estar confinado numa sala para executar o seu trabalho. Não só isso, como você pode estar em qualquer lugar do mundo e ainda assim se comunicar em tempo real com os seus colegas, compartilhando informações, participando de reuniões em tempo real, entregando resultados e assim por diante.

A alternativa ao armazenamento e compartilhamento de documentos em espaços físicos é o armazenamento em nuvem, um meio de compartilhar informações (seja escrita, áudio ou vídeo) com qualquer membro da sua empresa. Com essa comunicação, poupa-se tempo e espaço, resultando em menos gastos e contratempos com ambientes físicos e mais tempo livre para a produção.

A Rede Social Corporativa também está ganhando cada vez mais força quando se trata de comunicação corporativa. Trata-se de uma forma de integrar todos os membros de uma corporação, a distância de alguns cliques, e também se conectar com parceiros e colaboradores. Nisso, a empresa ganha uma extensão virtual baseada em vários tipos de mídia, sem aquela hierarquia padrão, abrindo espaço para que todos tenham a mesma voz, compartilhem informações, pensem soluções em conjunto e cresçam como um todo.

plano de comunicação interna

 

Comments